15 locais imperdíveis numa visita ao Porto

Conheça 15 locais que não pode perder numa visita ao Porto. Porque devo visitar o Porto? Esta é uma pergunta que qualquer pessoa faz quando pensa visitar o Porto. Este é um guia detalhado do melhor da cidade do Porto.

O Porto é uma cidade especial. Cheia de particularidades únicas e locais incríveis para descobrir. Também conhecida como Oporto, é uma cidade marcada por séculos de história e por ter dado origem ao nome do nosso país. Conheça aqui o que não pode perder na sua visita ao Porto.

 

Fundação de Serralves

A Fundação de Serralves foi criada em 1989. É uma fundação que procura sensibilizar públicos de diferentes idades e origens sobre a arte contemporânea e a arquitetura. O Museu de Arte Contemporânea, a Casa e o Parque são espaços de destaque.

Pode consultar os horários aqui.

 

Casa da Música

A Casa da Música é uma sala de concertos que atrai logo os olhares dos que visitam a cidade do Porto. Com a sua arquitetura peculiar, a Casa da Música é o primeiro sítio em Portugal inteiramente dedicado a todo o tipo de música.

Pode visitar este espaço de segunda a sábado, das 09:30h às 19:00h. Em domingos e feriados, estão abertos das 09:30h às 18:00h. Nos dias de espectáculo está aberta até ao final do espectáculo e a bilheteira até meia hora após o seu início.

 

Capela das Almas

É uma capela construída no século XVIII e é caracterizada pelo seu revestimento em azulejo na parte exterior. São azulejos que representam situações da vida de São Francisco de Assis e de Santa Catarina.

 

Mercado do Bolhão

O mercado do Bolhão é o mercado mais típico da cidade do Porto.

Construído em 1914 e com uma arquitetura neoclássica, o mercado do Bolhão é considerado Imóvel de Interesse Público. Existem bancas com produtos frescos, como produtos hortícolas, flores, carne e peixe. Tem também zonas onde pode petiscar queijos e enchidos e, claro, o vinho do Porto.

O mercado está aberto de segunda a sexta, das 7:00h às 17:00h. Aos sábados, está aberto entre as 7:00h e as 13:00h.

 

Café Majestic

Inaugurado em 1921, o Majestic é um café cheio de histórias. Recorda a tradição dos cafés tertúlia, dos debates de ideias. Era aqui que se juntavam várias figuras da vida cultural e artística da cidade.

 

Casa Guedes

E quanto mais se aproxima a hora de almoço, mais a fome se aperta. Passe pela Casa Guedes, cuja especialidade é a sandes de pernil assado.

Mas há mais! Entre as sandes de pernil que estão sempre a sair, há tábuas de enchidos e queijos e uma deliciosa mousse de chocolate caseira.

 

Livraria Lello

A livraria Lello, considerada a livraria mais bonita do mundo, foi inaugurada em 1906 na rua onde a conhecemos hoje. Um edifício de estilo neogótico, é recheada de estantes de cima a baixo, todas elas cheias de livros.

No centro da livraria está uma lindíssima escadaria, que o leva ao piso superior. É também necessário dar especial atenção ao grande vitral no teto. É impressionante!

Pode visitar a livraria todos os dias, entre as 10:00h e as 19:30h.

 

Torre dos Clérigos

A sua visita ao Porto tem que ter paragem obrigatória na Torre dos Clérigos. Concluída em 1763, esta é a torre mais alta de Portugal. Tem 76 metros de altura e mais de 200 degraus, que o levam a uma vista panorâmica da cidade do Porto. É de cortar a respiração.

A Torre dos Clérigos está aberta todos os dias, das 9:00h às 19:00h.

 

Estação de São Bento

Quer venha de visita ao Porto de comboio ou não, pare no átrio da estação ferroviária de São Bento. Inaugurada em 1916, a estação tornou-se quase como um dos monumentos da cidade. É especialmente conhecida pelos seus painéis de azulejo, que representam alguns momentos da História de Portugal.

 

Muralha Fernandina

Visitar a Muralha Fernandina é um momento incrível numa visita ao Porto. Apesar de terem sido mandadas construir pelo rei D. Afonso IV, só ficaram terminadas durante o reinado de D. Fernando, daí o seu nome.

Com a evolução da cidade, as muralhas foram desaparecendo. Os dois fragmentos que vemos hoje foram os únicos que sobreviveram, sendo classificados como monumentos nacionais.

 

Cais da Ribeira

A Ribeira é o bairro mais emblemático da cidade do Porto. No passado, graças à ligação ao Rio Douro, esta zona tornou-se o centro da vida comercial da cidade, o que se mantém ainda hoje. Aqui pode encontrar vários restaurantes e cafés com esplanada, de modo a poder descansar e admirar a beleza do Rio Douro. Há ainda espaços de animação noturna.

 

Ponte D. Luís I

E já que anda de visita ao Porto e a passear pelo cais da Ribeira, atravesse a ponte D. Luís I.

Construída por Théophile Seyrig, esta ponte tem um dos maiores arcos de ferro forjado, com cerca de 172 metros. Tem ainda dois tabuleiros, sendo que, atualmente, o tabuleiro superior é destinado apenas ao Metro do Porto, e o tabuleiro inferior é utilizado por pessoas e automóveis.

 

Caves do Vinho do Porto

Uma vez que visitou e atravessou a ponte D. Luís I, aproveite para visitar as caves de um dos melhores vinhos da região. Em Vila Nova de Gaia há mais de 50 caves de vinho do Porto. Vai ser difícil decidir quais visitar.

 

Palácio da Bolsa

O Palácio da Bolsa foi construído em 1842 e tornou-se a Sede da Associação Comercial do Porto. Com uma arquitetura neoclássica, é hoje utilizado para eventos culturais e políticos da cidade.

O Salão Árabe é o maior destaque. Apresenta estuques do final do século XIX e as suas paredes são revestidas a folhas de ouro. Há caracteres arábicos que ocupam todas as paredes e o teto.

Pode visitar o palácio entre as 9:00h e as 18:30h, de Abril a Outubro. De Novembro a Março, o horário é das 9:00h às 12:30h e das 14:00h às 17:30h.

 

Igreja de São Francisco

A construção desta igreja iniciou-se no século XIV. Vista de fora, é uma igreja com uma arquitetura inteiramente gótica. Dentro dela, mostra uma das obras mais deslumbrantes do barroco em Portugal.

Entre Novembro e Fevereiro pode visitar a igreja das 9:00h às 17:30h. Entre Março e Abril, entre as 9:00h e as 19:00h. Em Julho, Agosto e Setembro, a igreja está aberta das 9:00h às 20:00h.

Leave a Reply

Your email address will not be published.